Advertisement

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Uso do Dinheiro, saiba como ensinar as crianças (e nós)

Educação financeira para aprender a usar

Dinheiro é uma necessidade para qualquer classe social, para qualquer mortal que está inserido no sistema capitalista; até mesmo as crianças de colo também têm seus gastos.

E quando se fala em dinheiro, é porque há uma necessidade que deverá ser resolvida pelo próprio dinheiro. Sim, somente ele possibilitará o consumo de um bem ou serviço.

É na adolescência quando começa o interesse pelo dinheiro para sustentar os novos hábitos e prazeres típicos da idade. Doces e guloseimas, jogos, brinquedos e refrigerante.

Percebe-se nesta fase que se estabelece um padrão de consumo, que são as necessidades pessoais. Algumas crianças são agraciadas com a “mesada” (aquela graninha mensal que os pais cedem aos filhos), e isto ajuda muito na formação do indivíduo como consumista, mas, neste momento não quero falar sobre a “mesada”... daria um bom artigo, porém, fica para outra ocasião.

O contato com o dinheiro dá a falsa impressão de capacidade de consumo, mas este contato não ensina nada sobre finanças. Não há um aprendizado sobre finanças domésticas só porque alguém tem dinheiro em mãos e sabe comprar algo. Convenhamos, gastar é a parte mais fácil deste jogo.

O modo de utilizar (ir)responsavelmente este recurso diferem uns dos outros e tem muito a ver com os ensinamentos, ou falta deles, e isto vêm de casa.

A falta de preparo da sociedade para lidar com o dinheiro é uma constatação, é percebido nas diversas conversas com amigos, família e desconhecidos. Por isso que as instituições financeiras estão se proliferando tanto. Seus lucros são exorbitantes, oriundos de juros altíssimos que são de certa forma abusivos. Nas grandes cidades surgem mais instituições financeiras do que bares.

Na verdade não fomos ensinados quando crianças. E na escola aprendemos a ler, escrever, fazer contas, mas não aprendemos a cuidar do nosso dinheiro.  E quando chegamos na idade de trabalhar teremos que conviver com o dinheiro pelo resto da vida, e sem preparo para tal.

O Jornal Hoje da Rede Globo apresentou no dia 30/03/12 uma reportagem de uma escola de Londrina/PR que trabalhou com alunos de 5 ª série, uma matéria sobre economia. As crianças foram ensinadas sobre a responsabilidade dos gastos, planejar as compras e o melhor: poupar dinheiro.
Outro ponto importante foi a pesquisa de preços para comprar algo, pedir descontos e ainda, adiar a compra quando o preço do produto estiver muito alto.

Seria fantástico ver este projeto implantado em todas as escolas brasileiras. Teríamos uma sociedade preparada. Eu acredito que as crianças seriam responsáveis financeiramente quando fossem adultas.

Desperdiça-se algo quando não se tem a devida compreensão do seu valor e da sua importância. Eis a razão por que tantos jovens gastam todo o seu salário nas baladas, com bebidas, festas e outros.
Dinheiro é um bem escasso!

Zelar por ele e usá-lo com responsabilidade é a primeira lição da educação financeira. O economista inglês Adam Smith (1723-1790) disse uma vez: “A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”

O enriquecimento de um povo está diretamente relacionado à sua capacidade de poupar dinheiro, investir e usufruir (consumir). E não o inverso.

Ezequias Anacleto

Videos Youtube
http://ezequiasanacleto.blogspot.com.br/

http://www.ezequiasanacleto.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário