Advertisement

terça-feira, 14 de junho de 2016

Como usar bem meu dinheiro

Estamos no meio do ano, e com a mesma expectativa do inicio.
Estamos fatos de ouvir que precisa melhorar, que a economia precisa reagir. Não tem novidade nenhuma que por hora, enquanto a situação está bem difícil para milhões de brasileiros.

E o que você está fazendo por você?

A vida "financeira" precisa constantemente de adaptações, e de acordo com o momento econômico o remédio pode não ser tão doce assim. Em tempos de economia aquecida é obvio que gasta-se mais, e as vezes, mais que deveria, porém estes gastos são típicos do momento. Agora em tempos de crise não, é o inverso, economiza-se mais, exige controle dos gastos para não estourar o orçamento familiar. 

Em tempos de crise precisa evitar o endividamento a qualquer custo, já que o dinheiro fica mais escasso, e em contrapartida os juros tendem a aumentar.

E porque muitos usam mal o dinheiro em tempos de crise?

Eu posso afirmar que a grande dificuldade está em "reduzir o consumo". Reduzir, dá a impressão de perda pessoal, talvez por isso seja tão difícil de aceitar consumir menos por um período. A sabedoria popular ensina que é prudente dar um passo para trás hoje para mais adiante dar dois a frente.

Dicas de melhor uso do dinheiro: 
  • Reduza os gastos com supermercados pesquisando por melhores preços, alterne ou substitua as marcas dos produtos. 
  • Diminua significativamente o lazer que demanda muito do orçamento doméstico. 
  • Evite gastos não programados com reformas, da troca de mobília ou com carro. 
  • Não faça viagens, pois tradicionalmente gera gastos sempre acima do previsto. 
  • Cancele o cartão de crédito (se for possível), é comprovadamente o meio de pagamento campeão do endividamento de milhares de consumidores afoitos.
  • E o principal, seja determinado em poupar um dinheirinho para as eventualidades que são tão comuns no dia-a-dia. Não me refiro a grandes valores, mas uma reserva de 5% do orçamento, o suficiente para ajudar na hora do sufoco, e sempre tem um sufoco não é mesmo? 

É hora de mudança de hábito, pois não há previsão de melhoras tão cedo. Use bem seu dinheiro então.

Ezequias Anacleto

Finanças Pessoais: O Chefe

http://ezequiasanacleto.blogspot.com.br/



Um comentário: