Advertisement

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Os tais ciclos da economia

Não é de hoje que em momentos de crise surgem os mais diversos comentários acerca do caos econômico, fato este que intensifica ainda mais a baixa autoestima do povo. Alguns são apocalípticos, que preveem o fim da sociedade organizada, alimentando a ideia de uma grande crise mundial.

É muito pessimismo pensar assim, está ruim sim, mas vamos com calma.

Crises são normais para qualquer economia, seja esta desenvolvida ou não. Estes ciclos econômicos de altas e baixas da economia foram estudados pelo economista Schumpeter em 1939, desde então ficou muito mais fácil entender as oscilações, que podem ocorrer de 5 a 8 anos.

Vejamos os estágios: (i) boom; (ii) recessão; (iii) depressão; (iv) recuperação. O boom é o momento de aquecimento da economia, assim como foi em 2010, onde o crescimento foi da ordem de 7,5% no PIB, esta fase boa durou por um tempo, mas não permaneceria por uma década.

E como todo governo mal instruído economicamente, apostou na alta constante da economia, e gastou feito um louco, e só fez agravar a situação de anos depois. Em 2012 o PIB já era de 1,9%, e em 2015 despencou para -3,8%. E 2016 deve fechar próximo de -4.0%.

A situação de recessão é tecnicamente aceita quando a queda do PIB medida por 2 semestres seguidos. E depressão seria o fundo do poço, com sintomas imediatos que assusta os mercados, isto significa o fechamento de empresas e consequentemente muito desemprego.

O momento é de recessão, apenas recessão, isto é, a curva nacional da produção que é descendente deve mudar de direção em breve, e voltar a crescer com vigor. Mas isto tudo indica que será somente no ano que vem.

Nenhuma crise é para sempre, acredite, vai passar esta também, ainda mais com o ministro da fazenda ajustando as contas como agora faz, tudo indica melhoras virão.

Para o momento o importante é atravessar a crise sem danos. Aqueles que conseguirem considerem-se verdadeiros vencedores.

Ezequias Anacleto

Videos Youtube
http://ezequiasanacleto.blogspot.com.br/

http://www.ezequiasanacleto.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário