Advertisement

quarta-feira, 8 de junho de 2016

O medo de perder dinheiro

Não é de hoje que tenho ensinado aos meus alunos que devem arriscar nos investimentos pessoais. Existe uma trava comum nos jovens, que certamente tem origem na história deste país. 

Investir dinheiro requer habilidade para analisar as melhores opções, e isto não significa que não haverá riscos. Aliás, o risco é parte do jogo, e é arriscando que se ganha experiência.

O investimento mais seguro que existe hoje é o FGTS. Você sabia que é um investimento? É sim, e é compulsório, mas rende ao ano 3%, ou seja, 0,25% ao mês. Isto é deveras muito pouco!

Agora, a poupança é o mais tradicional dos investimentos e, rende apenas 0,67% ao mês, mas com uma vantagem, o risco é baixíssimo. Por isso, de todos investimentos este é o preferido da população.

Em uma rápida pesquisa no site do Bradesco averiguei que o Fundo de investimento chamado Net FIC FIA Ibovespa* teve um rendimento acumulado em 2016 de 16,03%, e 2,67% ao mês. Mas isto é um investimento variável, e significa que pode oscilar, e o nome disto é risco.

A dificuldade de entender o risco é comum, e isto elimina as possibilidades de ganhos maiores  nos investimentos, é o que os economistas comportamentais chamam de aversão ao risco.

A minha dica é: comece investindo pouco, e aos poucos permita-se mudar o comportamento quanto aos investimentos variáveis.

Ezequias Anacleto

Videos Youtube
http://ezequiasanacleto.blogspot.com.br/

http://www.ezequiasanacleto.com.br/

*Veja abaixo mais detalhes sobre o investimento.
https://wwwss.shopinvest.com.br/infofundos/ConsultaInformativo.do?site=VAREJO&codigoFundo=1847&codigoTipoDocumento=20&nomeFundo=Bradesco%20Net%20FIC%20FIA%20Ibovespa

Nenhum comentário:

Postar um comentário