Advertisement

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Consumismo

O aumento desenfreado do consumo 


Adquirir é uma experiência muito boa para qualquer mortal. É maravilhoso ter condições financeiras para comprar e realizar desejos de consumo. Seja homem, seja mulher, este ato faz muito bem para a autoestima, para saúde mental. Como seres integrantes de um mundo consumista nada mais natural que vivamos pensando/sonhando em “ter” algum produto novo. 
O consumo é inerente a qualquer idade, pode ser criança, adulto ou idoso, teremos sempre necessidades de consumo. Faz parte da nossa rotina de vida. Faz parte de um sistema.
O consumo alimenta a economia, pois é a base vital para o sucesso econômico. Baixo consumo resultará no enfraquecimento da economia e vice-versa. E toda economia forte é pautada no alto consumo de sua população, aliado a exportação de parte da produção. 
Voltando na época feudal, onde se cultiva a terra para ter os próprios alimentos, ou parte das necessidades era suprida pelas trocas de mercadorias, e por fim algumas aquisições a dinheiro. 
Consumo é um comportamento do capitalismo.
O fato que o consumo equilibrado tem dado lugar ao consumismo. Que é o ato de adquirir produtos desnecessários ou supérfluos. Mas, quais as principais causas que levam uma pessoa a consumir exageradamente de forma irresponsável?
Não podemos omitir o apelo midiático, são propagandas, modismos, comunicação em massa entre outros. Estes agentes influenciadores são responsáveis pela moldagem de um padrão de comportamento de uma sociedade consumista.
O consumismo pode gerar sérios problemas de saúde quando a necessidade de consumo se torna uma doença, ultrapassando a fronteira do exagero consumista para comportamento compulsivo. É um estado grave, uma doença que deve ser tratada.
Conheci uma jovem estudante que mantinha por anos um comportamento compulsivo, todo o mês adquiria um ou dois pares de sapatos, e a grande maioria ela nunca tinha usado para sair. É um consumismo típico da nossa época.
Outro fator problemático do consumismo está ligado à violência urbana. Jovens sem condições de consumir produtos caros optam pelo furto, sendo que a contravenção legal é o meio encontrado para ter algo num menor espaço de tempo. São pessoas que sentem um desejo imenso de adquirir um produto que está muito aquém da sua realidade financeira socioeconômica. 
E para finalizar, não poderia deixar de falar que este hábito moderno tem gerado um excedente de produtos sem utilidades. São produtos que rapidamente resultaram em produtos obsoletos. Fato que contribui para a produção imensa de lixo urbano. Sofre o meio ambiente sendo castigado pelos excessos de uma geração irresponsável com o consumo.
Quando a necessidade do meio ambiente superar a necessidade do consumo, a importância da consciência ambiental ficará evidente no mundo (frase de Ivo Leite).

Ezequias Anacleto


Nenhum comentário:

Postar um comentário